Dificuldades da democracia no Brasil
Dificuldades para a democracia no brasil
Guanambi - BA
Fevereiro de 2014
Dificuldades para a democracia no Brasil
A democracia é criação e garantia de direitos para o povo e com poder do povo, em torno dos ideais de liberdade, igualdade e participação popular. Entretanto, a legitimação da democracia só acontece quando seus direitos são preservados e, de fato, ocorre na sociedade. A alternância de governos no poder garante que poder pertence ao povo por meio do voto, porém quando a garantia de seus direitos não é eficiente e o soberano vem sempre surgindo da elite a democracia tem se tornado em um “regime da elite”, o que obscurece a distinção entre democracia e tirania. Daí vem à ideia de que a democracia é ilusória, e serve apenas para mascarar a realidade da regra de elite.
No Brasil, as barreiras encontradas pela democracia estão nos direitos de liberdade e igualdade conferidos ao cidadão, uma vez que, há autoritarismo social e desigualdades. A hierarquia posta na sociedade brasileira, que divide pessoas em inferiores, que devem obedecer, e superiores, que devem mandar, quebra a percepção nem prática da igualdade como um direito. Além disso, a prática do racismo, machismo e outros tipos de discriminação acaba com a percepção e prática do direito a liberdade.
Ainda assim, defrontamos com a vigência do sistema capitalista que estimula a ambição, individualismo empreendedor e que, naturalmente, nos tornam concorrentes. Essa ideologia do conhecimento técnico-científico, que seleciona os mais “competentes” para dirigirem a sociedade, enquanto os “incompetentes” se submetem a essa direção, institui uma hierarquia e que os mais “competentes” possuem privilégios sobre os “incompetentes” quebra a ideia de igualdade a todos.
Assim, nossa sociedade, torna-se, polarizada entre a carência e o privilegio, não consegue ser democrática, pois não