Resumo sobre o Leite (formas de conservação)
Quando um alimento fica exposto, ele pode sofrer alterações químicas dos microorganismos e do ar, caso ocorra esse alteração o alimento teve suas cracterísticas alteradas, o resultado é um alimento deteriorado.
A fermentação é uma técnica de conservação, nesse caso sofre alterações químicas de microorganismos, favorecendo a nós, pois aumenta a durabilidade. Essa técnica favorece apenas alguns alimentos, como o leite e alguns vegetais.
Os fungos e bactéria precisam de água, temperatura favorável, acidez adequada, nutrientes e ar para se reproduzir. Porém nem todos os microorganismos precisam de ar. Sabendo que precisasm de uma temperatura adequada, a refrigeração (no nosso caso pela geladeira, mas antigamente pelo gelo/neve) impede os microorganismos de se reproduzirem com eficiência. No gongelamento, quando a temperatura é negativa, quase toda a água presente no alimento é congelada, impedindo seu uso para a reprodução dos decompositores.
Os alimentos contaminados por ovos de verme ou por outros organismos que chegaram por causa de um erro na conservação ou manipulação podem nos fazer mal, provocando algum incômodo estomacal.
O leite pode sofrer diferentes formas de conserva, a pasteurização, o UHT e a esterilização. A pasteurização processo em que o leite é aquecido a 75oC por 15 segundos, o processo mata todas as bactérias que podem nos causar doenças, porém bactérias que não fazem mal a saúde sobrevivem e podem deteriorar o leite. Com a embalagem fechada o leite dura de 3 a 5 dias sobre refrigeração após a data de fabricação, após