Homem na modelagem do relevo e os agentes externos
O relevo de nosso planeta é produto de duas forças que atuam em conjunto: forças endógenas (do interior da Terra) e forças exógenas (de fora da Terra). A primeira atua provocando grandes modificações estruturais, são as responsáveis pelo surguimento de massas rochosas que dão origem às montanhas, e também são responsáveis por dobramentos e falhamentos. Processos denominados de orogênese e epirogênese.
Aqui falaremos um pouco das forças exógenas, aquelas que atuam fora da Terra.
Primeiramente vale lembrar que tanto as forças internas com externas atuam em conjunto na modificação do relevo.
As forças externas são desencadeadas pela energia do Sol em contado com a atmosfera. Ela provoca chuvas e ventos que são capazes de esculturar o relevo dando-lhes formas.
Dentro os agentes externos modificadores do relevo temos:
A água - é capaz de esculpir grandes montanhas, criar vales, provocar erosão, etc. Os rios têm grande força de erosão, a água da chuva também.
O gelo - em regiões polares e no alto das montanhas o gelo é capaz de produzir grandes mudanças no relevo, cria vales, erode rochas e forma lagos, estes existem no hemisfério norte e são conhecidos como lagos glaciais.
O vento - atua como agente desgastador do relevo, especialmente em clima áridos e semi-áridos.
A temperatura - conforme a temperatura, ou a diferença desta durante o dia e a noite (amplitude térmica) as rochas podem se fraturar e dar início ao desgaste do relevo.
Os microorganismos - são capazes de se provocar mudanças, atuam principalmente em brechas das rochas e em conjunto com vegetais.
O ser humano - é o que provoca as mudanças mais rápidas e perceptíveis, pode mudar cursos de rios e construir lagos, podem explorar determinado minério, construir estradas, dando uma cara totalmente nova ao relevo, sem contar nos impactos causados por tantas modificações, como, desmatamento, poluição,etc.
Esses fatores atuam em conjunto e