Topografia
Disciplina: Topografia
ESTUDO DE RELEVO – MODELAGEM DO TERRENO
SANTA BÁRBARA D’OESTE – 2S/2014
AGOSTO/2014
SUMÁRIO
DESCRIÇÃO
No dia 16 de agosto de 2014, foi proposto aos alunos do curso de engenharia civil, na matéria de topografia, ministrada pelo professor, uma atividade com a função de aprofundar conhecimentos voltados ao estudo dos relevos.
A atividade propor a modelagem de um terreno, no qual os alunos, utilizaram argila para a construção, sendo o relevo caracterizado pela conjunto de variação de nível da superfície terrestre, no desenrolar da atividade, já com o terreno modelado seguiu-se para a próxima etapa, com a medição das curvas de nível.
Curvas estas, denominadas como uma linha imaginaria em que agrupa dois pontos de iguais altitudes e paralelas entre si.
Estendendo-se o tema aplicado na aula estimulou-se enfatizar pouco mais sobre o relevo, os fatores e suas formas.
O relevo, conjunto de formação na litosfera, assume diferentes fatores, definidos pala estrutura geológica combinadas em agentes internos e externos. Os agentes internos são classificados como tectonismo, vulcanismo e ablos sísmicos, já os externos, com intemperismos, águas e correntes , vento gelo, mar, seres vivos e outros.
Dependendo da atuação de agentes internos e externos o relevo pode apresentar diversas formas. As primeiras são: montanhas, planaltos, planicias e depressões.
Atualmente o homem é o principal responsável pelas modificações no relevo. Pois com a expansão dos grandes centros urbanos, a escavação, exploração de minerais, as estruturas e rodovias e tantas outras atividades contribuem e muito para a formação e novos modelos de relevo.
1. MATERIAIS E FERRAMENTAS UTILIZADAS 1.1 - MODELAGEM DO TERRENO
Argila
Água
Tábua 50x50cm
1.2 - MARCAÇÕES DAS CURVAS DE NÍVEL
Tanque
Água
Régua
1.3 - DESENHO EM PLANTA BAIXA DO MODELO
Papel vegetal
Pincel
Vidro com apoio
1.4 - DESENHO EM ESCALA DA