Topografia
FAETEC/ETEFEV - TOPOGRAFIA
TOPOGRAFIA
3- Divisões da Topografia:
A Topografia clássica divide-se em: o Topometria – fase de medição e processamento dos dados; o Topologia – fase de interpretação do terreno; o Desenho topográfico – fase artística e de edição final.
A Topometria divide-se em Planimetria e Altimetria; na Planimetria pretende-se, através de equipamentos adequados de medição e de técnicas e procedimentos organizados, determinar as coordenadas X e Y dos pontos que comporão a teia da planta topográfica; na Altimetria, seguindo o mesmo raciocínio, o objetivo é determinar a dimensão que falta, a coordenada Z.
Na Topologia, o interesse é no estudo da formação do relevo, nomenclatura das formas e das leis naturais que regem essas formas (leis do modelado). Por sua vez, no Desenho
Topográfico, exige-se uma representação plano-convencional que represente fielmente o terreno e a região levantada de acordo com a escala do trabalho. A inclusão do Desenho Topográfico como parte integrante ou capítulo da Topografia não é unanimidade entre todos os autores. No entanto, entendemos que não há medição sem a respectiva planta; não há nada mais representativo do trabalho técnico desenvolvido do que a planta topográfica, que deve “falar” a linguagem da Engenharia. Por este motivo sua inclusão neste curso.
Em Topografia, nos últimos dez anos, aproximadamente, tem havido mudanças profundas no processo produtivo. O que era executado com utilização majoritária de equipamentos mecânicos e processos manuais, que dominaram o estado da arte por quase um quarto de século, passou a pertencer definitivamente à era digital, com equipamentos eletrônicos, rápidos e com alta capacidade de armazenamento, softwares e aplicativos diversos. Este estado de mudança de paradigma do processo produtivo exige dos profissionais envolvidos acompanhamento e atualização constantes. No entanto, mesmo com as tendências de surgimento de novas