RESUMO DE PROD AGRO II
1 Princípios de Tecnologia de Alimentos
A tecnologia de alimentos é o elo de ligação entre a produção primária e o consumo !!
Definição: Tecnologia de alimentos é a aplicação de métodos e de técnicas para a produção, armazenamento, processamento, embalagem, transporte, distribuição, comercialização e utilização dos alimentos.
>>Fatores que impulsionaram o desenvolvimento da Tecnologia de Alimentos:
– Necessidade de melhorar segurança de alimentos – Aumento do consumo dos produtos (demanda) – Maximizar aproveitamento das matérias-primas – Necessidade de conservar nutrientes – Incertezas climáticas e sanitárias – Concorrência comercial – Novas exigências de públicos específicos.
A principal finalidade da conservação de alimentos é manter o máximo possível as suas características originais, com o menor grau de alteração física, química, nutritiva ou sensorial.
Algumas das causas de deterioração de alimentos são: Alterações causadas pelo crescimento de microrganismos Ação de enzimas naturalmente presentes nos alimentos Ação de agentes físicos, químicos e biológicos
A maior parte dos problemas relacionados à conservação dos alimentos tem origem direta ou indireta no aspecto microbiológico A maior parte das técnicas utilizadas em processamento de alimentos visa controlar o crescimento microbiano (sejam deteriorantes ou patógenos).
Principais fatores e etapas para um controle eficiente:
Falhas na manipulação;
Falta de infraestrutura de armazenamento e transporte;
Práticas deficientes na colheita;
Falta de associação entre produção e marketing;
Falta de estruturação adequada na distribuição
Equipamentos subdimensionados
Manipuladores sem capacitação / treinamento
Estratégias e ações para evitar ou minimizar a contaminação:
>>Utilização de ferramentas e programas como BPF (Boas Práticas de Fabricação) e APPCC (análise de perigos e pontos críticos de controle)
>>Adoção dos Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO)
>>Equipamentos