Antiguidade Oriental
ORIENTAL:
A EDUCAÇÃO
TRADICIONALISTA
ANTIGUIDADE ORIENTAL
A REVOLUÇÃO NEOLÍTICA E AS PRIMEIRTAS CIVILIZAÇÃES
CONTEXTO HISTÓRICO
Há cerca de 8 mil ou 10 mil anos atrás ocorreu o Neolítico, caracterizado por uma verdadeira revolução cultural. Devido a isto , os grupos abandonaram a vida nômade, e tornaram-se sedentários, o que levou-os a desenvolverem uma arte cada vez mais refinada e a inventarem formas diferentes de escrita.
Há 5 mil anos surgiram as civilizações banhadas pelos rios, e foram chamadas de civilizações fluviais. Assim surgiu a Mesopotâmia, o Egito, a
Índia e a China.
As civilizações Orientais distinguiam-se tanto das comunidades tribais como das civilizações greco-romanas, que viriam mais tarde, por representarem a transição de uma comunidade indivisa para a sociedade de classes.
ANTIGUIDADE ORIENTAL
A REVOLUÇÃO NEOLÍTICA E AS PRIMEIRTAS CIVILIZAÇÃES
O Estado controlava a produção agrícola, arrecadava impostos, recrutava mão de obra para a construção de grandes templos, túmulos , palácios, monumentos, diques e sistema de irrigação.
Surgiu então a minoria privilegiada pertencente à administração de negócios enquanto a grande massa se ocupava da produção. Este modo de subsistência é conhecida como modo de produção asiático.
ANTIGUIDADE ORIENTAL
A INVENÇÃO DA ESCRITA
Hoje usamos para a escrita o fonema alfabético, que registra sons, e cada som representa uma letra, porém não imaginamos o processo pelo qual isso aconteceu.
Pictográfica é a escrita que representa figuras. Ideográfica é a escrita que representa objetos e ideais. Escritas como os hieróglifos egípcios, os caracteres cuneiformes da Mesopotâmia e os ideogramas chineses são ideográficas. Já as escritas fonéticas decompõem as palavras em unidades sonoras, libertados da figura, do objeto e da ideia. A escrita fonética ainda pode ser silábica ou alfabética.
EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA
A EDUCAÇÃO TRADICIONALISTA
Quando a sociedade se tornaram mais complexas,