NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAS
BACHALERADO EM ENFERMAGEM
CAROLINE NOGUEIRA PAJEU
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da
Faculdade Ages como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Nutrição e Dietética no 5º período, sob a orientação do professor Fabio Luiz.
PARIPIRANGA – BA
Outubro de 2013
In:
BASSOUL, Eliane. Nutrição e Dietética. Rio de Janeiro. Senac, 1998.
Resumo/
Capítulo I (Nutrição e Saúde)
Citação:
A nutrição é o processo pelo o qual o nosso organismo recebe e processa os alimentos, retirando os nutrientes necessários para a manutenção do nosso corpo. Segundo (BASSOUL, 1998) se pode afirmar que não existe nada que influencie tanto a nossa saúde quanto os tipos e a quantidade de alimentos que comemos.
Ressaltando que a nossa alimentação é influenciada pelos os nossos hábitos, as condições orgânica (como são cultivados e armazenados), fatores socioeconômico, fatores psicológicos (emocional, anorexia) entre outros. Sabemos que nós necessitamos de determinadas quantidades dos nutrientes contidos nos alimentos dependendo da nossa idade, sexo, se praticamos atividade física ou não. O que resulta no nosso estado nutricional que é considerado bom quando todos os nutrientes essenciais são fornecidos e utilizados para manter a nossa saúde, o que é fundamental para o bom funcionamento dos órgãos, crescimento, reprodução, bem como a recuperação sofrida como acidentes, infecções e cirurgias.
E o estado nutricional pobre ou deficiente é quando o individuo ingere quantidades insuficientes de nutrientes por um período prolongado, acarretando a carência de alguns nutrientes, ocasionando em muitos casos a desnutrição, que segundo (BASSOUL, 1998) acontece quando os tecidos do organismo recebem uma quantidade inadequada de nutrientes. Essa deficiência pode ser primaria ou segundaria e que de acordo com a OMS é uma das mais serias causas de