Artes
Abril-2014
Barra de São Francisco
O filme Troia é passado no período homérico onde a sociedade estava organizada em genos (grandes famílias) cujos membros descendiam de um único antepassado; constituíam uma única unidade econômica, social, política e religiosa. Exemplos de genos dentro do filme é a família do Rei de Esparta e o Rei de Troia, as pessoas que moravam em Troia acreditavam no mesmo deus que o Rei acreditava, tinham os mesmos meios de sobrevivência, etc., e as pessoas que moravam em Esparta tinham os mesmos costumes que o seu Rei, pois eles eram considerados os lideres daqueles genos. E após anos esse genos foram considerados cidades-estados.
O objetivo principal do filme é retratar a Guerra de Tróia, que começou quando, o príncipe de Tróia raptou Helena (esposa do rei de Esparta). Paris raptou e levou- a para sua casa em Tróia. Heitor (considerado o maior guerreiro Troiano) irmão de Paris pediu a seu pai que enviasse Helena de volta a Esparta evitando assim a guerra entre as cidades Gregas, mas seu pai não o escutou.
Enquanto isso na Grécia reunia um gigantesco exercito contra os troianos, estavam assim se preparando para a guerra, por isso foi atrás dos melhores guerreiros gregos, Nestor que era um grande rei, pediu a Agamenon que trouxesse Ulisses, que era considerado por muitos o mais inteligente dos homens daquele tempo. Agamenon conseguiu trazer Ulisses para a grande guerra que duraria anos segundo os profetas.
A guerra de Tróia durou dez anos, com lutas violentas e grandes massacres. Um fato importante durante o filme é o duelo ente Aquiles e Heitor, onde Aquiles vence a batalha e arrasta o corpo de Heitor em volta dos muros de Tróia como se fosse um troféu. Apesar dos esforços dos gregos, eles não conseguiram passar pelos muros fortificados de Tróia. Então Ulisses deu a ideia de se construir um cavalo de madeira que haveria vários soldados lá dentro escondidos e que seria deixado na “porta” de