resumo sobre pontos externos e internos
A empresa no qual trabalho trata-se de uma indústria de peças de borrachas, é uma de grande porte com um estrutura organizacional complexa, onde cada departamento corresponde a um seguimento do ambiente, se tem um ambiente heterogênico. A tomada de decisões dos departamentos é descentralizada, sendo assim, é tomado decisões conforme as necessidades de cada departamento da empresa. O planejamento estratégico é descentralizado para lidar com absorção de incertezas, falta um planejamento contingencial conforme as oportunidades e ameaças que possam surgir, assim prejudicando o desempenho de forma geral. Se faz necessário um aprimoramento de estratégias competitivas e corporativas para se obter melhores resultados no desempenho de uma forma geral da organização.
O ambiente interno não é favorável, principalmente pela falta reconhecimento e valorização por parte da empresa com seus funcionários, a empresa não tem um bom plano de carreira e os salários são abaixo do que são praticados no mercado, o que gera um ambiente ruim e acaba afetando o desempenho das pessoas e consequentemente sua produtividade. Na estrutura fisica, as máquinas são antigas e exigem recorrentes manutenções e faltam peças para conserta-las, fazendo com que atrase a produção e diminue a produtividade da empresa. Se faz necessário um investimento em maquinas novas com melhores recursos tecnologicos para melhorar a produtividade da empresa.
No ambiente externo da empresa, podemos considerar que a empresa tem pouca concorrência, porém politicas governamentais podem afetar a empresa, como por exemplo: Uma das maiores receitas da empresa provem da confecção peças de borrachas para veiculos de grandes montadoras, então medidas governamentais como redução ou aumento do imposto de veiculos automotores (IPI), afeta diretamente as vendas da empresa. Falta engajamento social, não existe nenhum programa social.