Rugal
1. SUMÁRIO EXECUTIVO. O Sumário Executivo é a síntese de seu Plano de Negócios e, embora seja apresentado no inicio do plano, ele será a última etapa a ser elaborado. Porque se tornará mais fácil selecionar e sintetizar os aspectos mais relevantes de seu projeto. O Sumário Executivo vai oferecer ao leitor uma idéia geral do projeto e seus aspectos mais importantes, de forma a despertar o interesse e, principalmente, facilitar o entendimento do plano por parte do leitor, que poderá ser um investidor, um futuro sócio ou um parceiro comercial. Em princípio, não é necessário mais do que uma ou duas páginas para isso, senão deixará de ser um sumário.
2.0 O EMPREENDIMENTO.
2.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA. este item deve-se descrever a empresa, seu histórico, área de atuação, crescimento, faturamento dos últimos anos, sua razão social, estrutura legal, composição societária, etc.
Evidentemente, aqueles empreendedores que estiverem iniciando sua empresa a partir deste plano de negócios não terão muito sobre o que explanar neste item além da composição societária da empresa e a área de atuação.
Notar que quando falamos em empresa neste documento, estamos nos referindo também a projetos e equipes ainda não formalizados como empresa; consideramos que cada equipe proponente de um projeto constitui uma empresa em potencial.
2.1.1 Nome da empresa (fantasia).
2.1.2 Razão Social.
2.1.3 Ramo de Atividade.
2.1.4 Objetivo Social.
2.1.5 Endereço.
2.1.6 E-mail.
2.1.7 Telefone.
2.1.8 Fax.
2.1.9 Home Page:
2.1.10 Breve Histórico da Empresa.
2.2 DESCRIÇÃO DOS DIRIGENTES.
2.2.1 Quadro resumo dos sócios-diretores.
2.2.2 Perfil dos sócios-diretores (resumo do curriculum vitae).
2.3 OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.
2.3.1 Necessidade de mercado a ser atendida.
Descrever qual a necessidade do mercado que sua empresa irá atender, pois se não