Necator americanus
O verme Necator americanus é um dos nematódeos causadores da ancilostomose, também conhecida por amarelão. Seu tamanho adulto varia de 0,8 a 1,3 cm, esses parasitas se instalam no aparelho digestivo dos seres humanos, onde se fixam na porção que compreende o intestino delgado, nutrindo-se de sangue do hospedeiro e causando anemia. O Necator americanus apresenta lâminas na cápsula bucal e o macho possui bolsa copuladora na região posterior.
Transmissão
As formas de transmissão desta verminose acontecem por penetração ativa das larvas filarióides infestantes na pele ou mucosas, principalmente nas regiões dos pés, pernas, nádegas e mãos, como também pela ingestão das larvas junto com os alimentos.
Transmissão por penetração ativa, por Necator americanus
1. Penetração da larva (filarióides) pela pele;
2. Larvas carreadas pelo sistema porta até os pulmões;
3. Larvas rompem os capilares e caem nos alvéolos, sofrendo nova muda. Migração das larvas para a faringe;
4. Expulsão das larvas pela expectoração ou deglutição;
5. Larvas deglutidas atingem o duodeno, onde sofrem uma nova muda, sendo que posteriormente amadurecem sexualmente transformando-se em adultos. Fêmeas, após a cópula, iniciam a ovoposição.
6. Eliminação dos ovos embrionados pelas fezes e contaminação do ambiente;
7. Evolução dos ovos férteis no solo até se tornarem larvados, com (rabditóide) que após a liberação se desenvolvem, sofrendo muda para rabditóide;
8. Transformação para larva filarióide infectante. Sintomas
Infectado pelo parasita, o indivíduo apresentará os seguintes sintomas:
• Lesão Cutânea: Hipersensibilidade com irritação local, prurido, edema. Ocorre na parte superior dos pés, nas pernas, nádegas e regiões interdigitais.
• Lesão pulmonar: Presença de focos hemorrágicos (onde as larvas perfuram as paredes