Atps ciências
CURSO DE PEDAGOGIA
ANETE CRISTIE DE ASSIS FARIAS
MICHELLE ALVES DA SILVA SOUSA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
ANÁPOLIS
2010
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
CURSO DE PEDAGOGIA
ANETE CRISTIE DE ASSIS FARIAS
MICHELLE ALVES DA SILVA SOUSA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA
Relatório apresentado à Profª Viviane Gomides, para demonstrar o cumprimento das atividades de Práticas Pedagógicas da Metodologia do Ensino da Matemática, desenvolvidas em Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
ANÁPOLIS
2010
“Não há ramo da matemática, por mais abstrato que seja, que não possa um dia vir a ser aplicado aos fenômenos do mundo real.”
Lobachevsky
Primeira parte do “Manual” – Educação Infantil
Formação Pessoal e Social
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação, utilização e experimentação de regras e papéis sociais. Brincar é um espaço no qual se pode observar a coordenação das experiências prévias das crianças e aquilo que os objetos manipulados sugerem ou provocam no momento presente. Brincar constitui - se em uma atividade interna das crianças, baseada no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da realidade, sem ser ilusão ou mentira. Na brincadeira, vivenciam concretamente a elaboração e negociação de regras de convivência, assim como a elaboração de um sistema de representação dos diversos sentimentos, das emoções e das construções humanas. A motivação da brincadeira é sempre individual e depende dos recursos