Reacoes de oxi redução
Materiais:
-balança analitica
- balão volumétrico de 100mL
-AgNo3 p.a.
-Bureta 25.00mL
-erlenmeyer 125mL
-pipeta volumetrica
-NaCl p.a. dessecado
-solução KI 0.10 mol/L
-Bequer
-Frasco Escuro
-Pipeta graduada
-CaCO3 p.a. dessecado
-Solução K2CrO4 5%
-Bastão de vidro
Processo:
1) Inicialmente pesou-se 1.702g de nitrato de prata e foi preparado 100mL de solução de AgNO3 a 0.1 mol/L.
Posteriormente para realizar a padronização de nitrato de prata, pesou-se 0,086g de NaCl para reagir com 15,15mL de solução de AgNo3 a 0,1 mol/L. A massa calculada foi adicionada a um erlenmeyer juntamente com 30 mL de agua destilada e 1 mL de solução de cromato de potássio, Encheu-se corretamente a bureta com solução de nitarto de prata e titulou-se o cloreto de sódio até a mudança de variação da coloração.
No segundo experimento, determinou-se a concentração de cloretos em sal comum. Para isso foi pesado 0,1005g da amostra, diluiu-se com água destilada e foi transferido para um erlenmeyer. Enxaguou-se o béquer e com a própria água da lavagem completou-se 30 mL onde foi adicionado 10 gotas de K2CrO4 5%. Titulou-se pela solução padrão de nitrato de prata 0,1 mol/L até ocorrer a viragem. No terceiro experimento, foi determinado a concentração de íons iodeto. Para isso pipetou-se 10,0 mL da solução de iodeto de potássio e transferido para um erlenmeyer. Acrescentou-se 1 mL da solução de K2CrO4 5%. Por fim, Foi titulado pela solução padrão de nitrato de prata até atingir o ponto de viragem.
A titulometria de precipitação, que é baseada nas reações que produzem os compostos iônicos de solubilidade limitada, é uma das mais antigas técnicas analíticas, datando de meados de 1800. Entretanto, em razão da baixa velocidade de formação da maioria dos precipitados, existem poucos agentes precipitantes que podem ser usado em titulometria. Sem dúvidas o mais amplamente utilizado e o reagente precipitante mais importante é o nitrato de prato, que é empregado para