Verminoses
Esse trabalho foi exigência do professor Jhonathan no 2° ano B em Agosto de 2014, este trabalho tem como tema central as Verminoses, neste trabalho vamos explicar como a verminose é provocada e também explicaremos sobre cada tipo de verminose (as mais frequentes e as menos frequentes) iremos especificar seus sintomas, como se prevenir e o tratamento utilizado em cada uma dessas Verminoses.
Verminoses
Verminose é uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, especialmente endoparasitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). Esta é uma doença frequente e de difícil controle por parte dos órgãos públicos, que acomete humano e também animais.
Afeta adultos e crianças, de todas as idades, ambos os sexos e todas as classes sociais. Suas consequências podem resultar em prejuízos à saúde do paciente, podendo levar a óbito.
A contaminação ocorre de diversas formas, mas a mais comum é por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada ou através da pele quando há pequenos ferimentos.
Os tipos de verminoses mais frequentes são:
Ascaridíase, vulgarmente conhecida como lombriga;
A ascaridíase é uma verminose intestinal, causada pelo parasita Ascaris lumbricoides. A ascaridíase, popularmente conhecida como lombriga, é a verminose mais difundida no mundo. O parasita tem um corpo cilíndrico e alongado. De aspecto liso e brilhante, sua cor varia entre o branco e o amarelo. Sua boca, em uma das extremidades, possui três grandes lábios. Sua reprodução é sexuada. Os machos são menores que as fêmeas, e apresentam a cauda enrolada. O comprimento do parasita varia entre 15 e 40 centímetros, sendo que o número de parasitas em um mesmo hospedeiro pode chegar a 600. A contaminação por Ascaris lumbricoides ocorre pela ingestão de água ou alimentos contaminados por seus ovos. O ciclo tem inicio a partir de um hospedeiro. A fêmea é capaz de