ENSAIO DE TRAÇÃO
Conforme os gráficos abaixo determine para os dois aços:
a. Qual é o aço SAE 1045 e qual é o SAE 1020? Quais as diferenças e porque ocorrem?
O corpo de prova 1 (CP 01 ) é o aço 1020, e o aço (CP02) é o aço 1045.
Aço 1045:
São considerados aços de médio carbono, por possuírem porcentagem de carbono em liga variando entre 0,3 e 0,5. De acordo com os corpos de prova ABNT 1045. Possui um limite de resistência intermediário se comparado com os aços de baixo e alto carbono. Algumas de suas características são maior dureza e menor tenacidade e ductilidade.
Aço1020:
Os aços 1020 são de baixo carbono, possuem até 0,3 por cento de carbono em liga em sua composição, que e considerado um numero baixo, resultando em uma menor resistência entre os aços-carbono comuns, porém com alta ductilidade.
b. Tensão de escoamento de ambos(escreva brevemente o que ocorre nesse ponto);
CP(01) TENSÃO DE ESC. SEGUNDO GRÁFICO: 350 Mpa (aproximadamente).
Terminada a fase elástica, tem início a fase plástica, na qual ocorre uma deformação permanente no material, mesmo que se retire a força de tração. No início da fase plástica ocorre um fenômeno chamado escoamento. O escoamento caracteriza-se por uma deformação permanente do material sem que haja aumento de carga, mas com aumento da velocidade de deformação.
CP(02) TENSÃO DE ESC. SEGUNDO GRÁFICO: 470,5 Mpa
c. Tensão máxima; o que ocorre nesses gráficos que sua tensão cai e rompe em uma tensão menor?
CP(01) TENSÃO MÁX: 510 Mpa
CP(02) TENSÃO MÁX: 695 Mpa
Antes de acontecer, a ruptura é precedida por alguns estágios, esses estágios são na verdade a reacomodação das moléculas do material a ser ensaiado. Ao passo em que a tensão mecânica aumenta o comprimento da amostra varia e as moléculas se reajustam, pois as forças de ligação moleculares ainda são mais fortes que a tração aplicada, no momento que a quantidade de