Max weber
Sumário
Introdução............................................................................................. página 3
Biografia................................................................................................ página 3
Ação Social............................................................................................página 3
Conclusão..............................................................................................página 4
Introdução
Nesse trabalho falaremos sobre o sociólogo alemão Max Weber, que é considerado o pai da sociologia. Para ele, a sociologia é uma ciência da ação social, ou seja, cada ação que o humano pratica pensando na reação de outras pessoas envolvidas. Weber tentava entender o sentido das ações dos indivíduos em sociedade.
Biografia
Max Weber nasceu em 1864, e morreu em Munique, no ano de 1920. Seu pai era um político liberal, e sua mãe, uma calvinista moderada. É o mais velho de sete irmãos. A família de Weber sempre o estimulou para a intelectualidade, não apenas ele, mas como todos os seus outros irmãos. Weber é considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas além desse campo, ele também influenciou a economia, direito, ciência política e administração. Começou sua carreira acadêmica em uma Universidade em Berlim, mas não parou por aí, trabalhando em mais três universidades antes de chegar à Universidade de Munique. Como era influente na política alemã, depois do final da primeira guerra, foi consultor de negociadores alemães no Tratado de Versalhes.
A maior parte de seu trabalho foi focada no processo de racionalização e desencantamento que vem da sociedade capitalista, mas, ironicamente, seu trabalho contribuiu imensamente com a economia. Sua obra mais famosa, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, exibia uma teoria que diferia do pensamento sociológico da época. O livro, obviamente, trata sobre a religião. Ele acreditava que a religião teve um papel