CASE
Escrita de Cases
1. Sobre o que escrever um case e com qual foco?
Sua EJ poderá escrever cases de sucesso ou insucesso que tenha trazido muito aprendizado e superação, ou seja, cases distintos da realidade do dia-adia com foco na aplicação geral. Um exemplo seria um case de projeto externo pode ser focado no relacionamento com o professor orientador e tornar-se aplicável a EJs de todas as áreas. A ideia é que sempre proporcione aprendizado para a maioria dos que o leem.
2. Como eu defino em qual categoria está meu case?
Modelo de gestão – Cases que envolvam toda a EJ, desde atividades relacionadas ao core business até praticas internas de gestão e que se baseiem nos fundamentos do MEG.
Projeto interno – Práticas internas relativas a alguma das perspectivas do SMD.
Projeto externo – Projetos do core business.
Insucesso – Qualquer uma das categorias anteriores, porém referentes a situações que não atingiram os resultados esperados e que, por isso, geraram um plano de ação por parte da EJ.
3. Qual a principal diferença entre escrever case de projeto interno, externo, modelo de gestão e insucesso?
Projetos internos e externos são bastante semelhantes no modo de escrever, explanando como foram realizadas as etapas do projeto, desde a ideia do projeto, ou no caso de projeto externo, do contato com o cliente, passando pelo planejamento e execução até o encerramento evidenciando os resultados.
Já cases de modelo de gestão são um pouco diferentes, pois se deve escrever em tópicos referentes aos 12 fundamentos do MEG e devem explanar a EJ como um todo, desde atividades relacionadas ao business até praticas internas de gestão. É interessante dar um foco principal para o case, para as informações fornecidas apresentarem contextualização. Por exemplo, um case de modelo de gestão com foco em gestão de pessoas deve procurar salientar as principais técnicas e ferramentas de EJ sobre gestão de pessoas dentro de cada fundamento.
Cases de