case
1 DESCRIÇÃO DO CASO.
Nos últimos anos nota-se uma grande mudança nas formas das estruturas de construção civil, tomando as formas mais variadas e complexas, tal mudança hoje é possível por uma serie de técnicas e procedimentos matemáticos, que moldam de forma precisa as formas das estruturas para que a chance de uma desabamento seja minimizada a quase zero.
Dentre essas técnicas, pode-se afirmar que são mais utilizadas as integrais e derivadas, que são ferramentas utilizadas na análise de funções. Podemos definir derivada como a taxa de variação instantânea, ou seja, uma função derivada em relação a uma determinada variável (). Na matemática sua aplicação procede no intuito de definir máximos e mínimos das curvas das estruturas.
Por fim, a integral é justamente o oposto da derivada, ela faz com que a função derivada, f’, retorne ao seu estado anterior, f. Aplicando este conceito a uma equação, tem-se que , logo . Analisando, mais uma vez a física, esta se encaixa quando se quer encontrar o espaço ou a velocidade a partir de uma determinada equação. Ao integrar a função da aceleração, encontra-se a velocidade, e quando integra-se mais uma vez, a função encontrada irá representar o espaço. Na matemática, a aplicação da integral será fundamental para engenharia, esta irá possibilitar o calculo da área da superfície de objetos incomuns, como um arco, facilitando o que se parecia inviável.
1 Case apresentando à disciplina Calculo III, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB.
2 Aluno do 4° Período, do curso de Engenharia Civil, da UNDB.
3 Professor Antonio Magno.
2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO
Agora, tendo em vista uma visão matemática, em relação à engenharia, a derivada pode ser aplicada, como fora dito, no calculo de