Politica Café com Leite
As eleições presidenciais ocorriam, de quatro em quatro anos, em 01 de Março, e a posse dos eleitos se dava no dia 15 de novembro do ano da eleição presidencial. O candidato oficial a presidente da República era escolhido através de um acordo nacional entre os presidentes dos estados.
O Coronelismo era a base da Política do Café com Leite na chamada República Velha. Naquela época, os coronéis, grandes latifundiários, tinham o direito de formar milícias em suas propriedades e combater qualquer levante popular. Desta forma trabalhadores e camponeses eram subordinados ao poder militar e, sobretudo, político dos coronéis. Contrariar o candidato preferido do coronel na eleição, por exemplo, era uma atitude que poderia resultar no assassinato do indivíduo, uma vez que o voto era aberto. Essa dinâmica eleitoral ficou conhecida como “voto de cabresto”
O voto não era secreto, o que tornava o voto a cabresto e a fraude eleitoral práticas constantes. Às articulações de bastidores visando a escolha do candidato a presidente chamou-se política do café com leite.
Co-Autora Laís Christina
Twitter: @TheBatmaaann