Comparar a colonização inglesa e a colonização portuguesa
A colonização portuguesa teve um aspecto totalmenteexploratório, escravizando os índios que resistiram à escravatura e que também, tiveram a proteção dos religiosos que tentavam convertê – los a sua religião.
Em seus primeiros contatos com osíndios se demonstraram amistosos, mas em um segundo plano logo tentaram fazer desses homens nativos, escravos submetidos a trabalhos pesados e árduos. Logo os nativos entenderam que aquele contatoamistoso não estava mais dado e começaram a criar resistências aos trabalhos impostos pelos novos homens vindo de terras distantes.
Os colonizadores portugueses vieram com a finalidade de conseguirlucros até então não tinham interesse em povoar as novas terras encontradas visto que demorou alguns anos para retornar a esse novo mundo.
Em seu retorno as novas terras os portuguesesimplantaram um sistema de exploração de várias matérias primas levando essas para a matriz dando grandes lucros a coroa e aos responsáveis pelas explorações.
A colonização inglesa teve um aspecto depovoamento no norte do país, porém enfrentaram resistência dos nativos que lutaram por suas terras, entretanto não puderam resistir às investidas dos ingleses que tinham melhores armas e estratégiasde combate.
O povoamento inglês em sua maioria era feito por pessoas ou grupos desprezados ou perseguidos que se deslocavam para as colônias em busca de uma nova vida e liberdade de crença.No sul do país a colonização teve um aspecto explorador com pacto colonial e monopólio com a metrópole, implantaram o trabalho escravo e exploração de matérias prima.
A colonização inglesa nãotinha interesse em converter os índios, mas somente dominar suas terras. A religião era presente, mas somente para fortalecer grupos sociais e religiosos que se formava em certas