Resumo Casa grande e Senzala
Gilberto Freyre (Recife, 15 de março de 1900 – 18 de julho de 1987). Foi sociólogo e ensaísta brasileiro. É de família brasileira antiga, descendente dos primeiros colonizadores portugueses do Brasil. Seu primeiro contato com a literatura através das Viagens de Gulliver. Mas, apesar de seu interesse, não conseguia aprender a escrever, fazendo-se notar pelos desenhos. Com o pai, aprendeu latim e português.
Quando tinha 18 anos foi para os Estados Unidos, onde ingressou nas Universidades Baylor e Columbia, e obteve o título de doutor em ciências políticas, jurídicas e sociais.
Gilberto Freyre estudou muito e tinha uma visão generosa da alma brasileira. Com essas qualidades, ele revolucionou os estudos socioculturais no Brasil.
Freyre influenciou romancistas como José Lins do Rego, Raquel de Queirós, Jorge Amado e outros, lançando as bases sociológicas do chamado “romance nordestino”.
Casa Grande & Senzala
O livro tem inicialmente a apresentação de características geral da colonização portuguesa cujas características principais são escravocratas e de uma economia totalmente agraria O autor faz uma análise dos fatores que possibilitaram a fixação e colonização portuguesa no Brasil, para tanto ele utilizou aparentemente dois métodos científicos: o método histórico, que para compreender a sociedade brasileira na sua atualidade ele recria todo o período colonial com suas características e singularidades, E o método comparativo, pois em todo o capítulo ele o utiliza, seja para comparar a colonização portuguesa com a inglesa ou a espanhola, entre as capitanias hereditárias do nordeste com as do sudeste. Gilberto tinha paixão pelo detalhe, pela minúcia, pelo concreto.
Freyre rechaça as doutrinas racistas de branqueamento do Brasil. Casa- Grande & Senzala eleva a condição de mito um paradigma que mostra o movimento da sociedade escravocrata e ilumina o patriarcalismo vigente no Brasil pré-urbano industrial. Através do levantamento histórico,