Resumo mrp
São sistemas de planejamento baseados na explosão da estrutura dos produtos,visando controlar as necessidades de materiais com o uso do computador (Simcsik 1992).
Não entrando no mérito das particularidades, os parâmetros básicos para um perfeito funcionamento do MRP são:
Estrutura do Produto: é a especificação da quantidade de cada item que compõem um produto.
Tempo de Reposição: é o tempo gasto entre a colocação do pedido até o recebimento do material.
Tempo de Fabricação: é o tempo gasto do início até o termino da produção.
Tamanho do lote de fabricação: é a quantidade de fabricação de determinado item de forma que otimize o processo.
Tamanho do lote de reposição: é a quantidade de determinado item que se adquire de cada vez, visando também a otimização de custos.
Estoque mínimo: é a quantidade mínima que deve ser mantida em estoque, seja de matéria-prima ou produto acabado.
Estoque Máximo: é o nível máximo que os estoques devem chegar.
Atualmente um conceito mais sofisticado do MRP e que leva a mesma lógica é o "MRP II (Manufaturing Resources Planning)." Neste,alem das quantidades e momentos de aquisição ou fabricação dos itens,são também calculados e planejados os recursos a serem utilizados,bem como a capacidade maquinaria, recursos humanos e financeiros necessários.
Ambos sistemas já citados são módulos de pacotes de software de informação que auxiliam na tomada de decisão gerencial,mais conhecidos como ERP (Enterprise Resources Planning).
Os ERPs (MRP e MRP II) são estruturados da seguinte forma: Comando,Motor e Rodas. Comando: É composto pelos níveis mais altos de planejamento e gestão de demanda. Motor: Nível mais baixo de planejamento ( referente ao o que,quanto e quando produzir ou comprar além da gestão e da capacidade de curto prazo).
Rodas: É