Planejamento das necessidades de materiais (mrp)
(Planejamento das Necessidades de Materiais)
MRP
São sistemas de planejamento das necessidades de materiais necessários para produzir determinada quantidade de um item específico, onde transforma-se uma previsão de demanda em uma programação das necessidades das partes componentes desse item.
Operação do MRP:
Perguntas básicas que o MRP deve responder:
1) Que partes componentes serão necessárias para cumprir a demanda de produtos finais?
2) Em que quantidade são essas partes necessárias?
3) Quando essas partes são necessárias? O QUE, QUANTO E QUANDO...
MRP - Planejamento das Necessidades de Materiais divide-se em MRP I e MRP II
MRP I: É uma abordagem lógica de fácil entendimento para o problema de determinar o numero de peças, componentes e materiais necessários para produzir cada item. Também proporciona a programação que especifica quando cada um destes matérias, peças e componentes deveriam ser encomendados ou produzidos.
MRP II: Foca ainda o cálculo das necessidades ao planejamento dos demais recursos de manufatura não mais apenas dos recursos materiais. O MRP II é um sistema de planejamento ilimitado, ou seja, não considera as possíveis restrições de capacidade dos recursos.
INFORMAÇÕES INSERIDAS:
- A carteira de pedidos: que informa quais pedidos de clientes a organização tem em seus registros e que devem ser atendidos no prazo de tempo contratado. A flexibilidade em aceitar alterações nos pedidos (contratos) de venda depende muito da capacidade da organização em reagir rapidamente a essas alterações;
- Plano Mestre de Produção: Estabelece quais itens serão produzidos, em que datas e em que quantidades.
- Incorpora demanda de outras fontes: Carteira de pedidos de clientes,necessidade de estoque de segurança, demanda de armazéns de distribuição.
- Lista de Materiais: Fornece a composição de cada produto, ou seja, dá base para sua “explosão”. Mostra a relação hierárquica entre o produto e os componentes.
- Relatórios de controle