Custos
Custos diretos são definidos como aqueles que podem ser relacionados diretamente com a produção e serviços prestados (ABREU; SPINELLI; PINTO, 2011). Ou ainda, como “qualquer custo que pode ser relacionado diretamente com um objeto de custo” (MAHER, 2001, p. 69). Maher (2001) define objeto de custo como qualquer item ao qual um custo e atribuído. Leone (2000) acrescenta que custos diretos são aqueles que não precisam de nenhuma medida de consumo para serem determinados em relação ao objeto de custo. Como exemplos de custos diretos em unidades de alimentação e nutrição estão os gêneros alimentícios utilizados na produção das refeições .
Custos indiretos, por sua vez, são aqueles que não podem ser apropriados de forma direta aos produtos. Maher (2001, p. 69) resume custos indiretos como “qualquer custo que não pode ser relacionado diretamente com o objeto de custo”. Os custos indiretos são alocados por estimativa e são rateados e atribuidos aos objetos de custo (MAHER, 2001; MARTINS, 2003). Para Leone (2000), o fato de ser necessária uma medida de consumo (rateio) para a determinação de um custo o classifica como indireto. Materiais de limpeza e aluguel são exemplos de custos indiretos em unidades de alimentação e nutrição .
Custo econômico total da produção ou simplesmente custo total pode ser decomposto em custos fixos e custos variáveis incorridos na produção, na medida em que, como visto na teoria da produção, no curto prazo existem fatores de produção fixos, alem dos variáveis, como volume produzido.
Custos fixos, segundo Abreu, Spinelli e Pinto (2011, p. 149), são “aqueles que permanecem constantes dentro de determinada capacidade instalada”. Maher (2001) acrescenta que os custos fixos não se alteram