MRP - Planejamento das Necessidades de Material
MRP (Material Requirements Planning) ou Planejamento das Necessidades de Material é uma abordagem lógica e de fácil entendimento para o problema de determinar o número de peças, componentes e materiais necessários para produzir cada item, também especifica quando cada peça ou componente devem ser encomendados ou produzidos.
1 MRP
O MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais) é um sistema de inventário que consiste em tentar minimizar o investimento em inventário. Em suma, o conceito de MRP é obter o material certo, no ponto certo, no momento certo. Tudo isto através de um planejamento das prioridades e a Programação Mestra de Produção.
Este sistema tem funções de planejamento empresarial, previsão de vendas, planejamento dos recursos produtivos, planejamento da produção, planejamento das necessidades de produção, controle e acompanhamento da fabricação, compras e contabilização dos custos, e criação e manutenção da infra-estrutura de informação industrial.
A criação e a manutenção da infra-estrutura de informação industrial passa pelo cadastro de materiais, estrutura de informação industrial, estrutura do produto (lista de materiais), saldo de estoques, ordens em aberto, rotinas de processo, capacidade do centro de trabalho, entre outras.
A grande vantagem da implantação de um sistema de planejamento das necessidades de materiais é a de permitir ver, “rapidamente”, o impacto de qualquer replanejamento. Assim podem-se tomar medidas corretivas, sobre o estoque planejado em excesso, para cancelar ou reprogramar pedidos e manter os estoques em níveis razoáveis.
2 METAS DO MRP
De modo geral, a implantação de um sistema MRP visa:
Diminuir custos de estocagem e movimentação
Tempo de vida e controle de validade em casos de produtos perecíveis. Além disto, o produto pode sofrer alterações de modelo, por exemplo.
Atendimento ao cliente.
Diminuir a improdutividade. A produtividade