MRP Planejamento das necessidades de materiais
O Just in time (JIT) visa aprimorar a produtividade global e eliminar o desperdício. Produção eficaz em termo de custo, fornecimento da quantidade necessária de componentes, na qualidade correta, no momento e local correto, utilizando o mínimo de instalações, materiais, equipamentos e recursos humanos. O JIT depende do balanço entre a flexibilidade do fornecedor e a flexibilidade do usuário. Envolvimento total dos funcionários e trabalho em equipe. Filosofia chave é a simplificação. O JIT requer qualidade, velocidade, confiabilidade e flexibilidade. Produz o necessário para suprir necessidades.
Teoria da alta dependência: os sistemas de produção japoneses, particularmente o JIT e o controle da qualidade total, ampliam a dependência da empresa em relação a seus agentes ou constituintes, especialmente os funcionários e as empresas fornecedoras.
JIT elimina desperdícios: o desperdício não agrega valor (produtos defeituosos, transporte, tempo de espera). Ele incentiva o envolvimento de todos, a resolução de problemas por equipes, o enriquecimento de cargos, a rotação de cargos e multi-habilidades. A intenção é encorajar a responsabilidade pessoal.
Redução de set-up: o tempo de set-up é definido como o tempo decorrido na troca do processo da produção de um lote ate a produção da primeira peça boa do próximo lote.
Arranjo físico e fluxo: técnicas de arranjo físico podem ser utilizadas para promover um fluxo suave de materiais, de dados e de pessoas na operação. Situar os postos de trabalho próximos uns dos outros para não gerar estoques. Situar os postos do mesmo componente visíveis uns aos outros tornando o fluxo transparente para todas as partes da linha. Usar linhas em forma de U, de forma que