Mrp - planejamento de necessidades de materiais
MRP é a sigla para Manufacturing Resources Planning, que possui dois significados em Português, planejamento de necessidades de materiais e planejamento dos recursos de manufatura, onde compartilham do mesmo tema – elas auxiliam as empresas a planejar e controlar suas necessidades de recursos com o apoio de sistemas informatizados, ou seja, é um sistema de cálculo para automatização do planejamento de materiais e programação de produção. Com o tempo, esse conceito desenvolveu-se de um foco na gestão de operações, que auxiliava o planejamento e controle das necessidades de materiais, para se tornar, atualmente, um sistema corporativo que apóia o planejamento de todas as necessidades de recursos do negócio. Nas empresas de manufatura sempre houve necessidade de um auxílio quanto as compras de suprimentos e materiais e o tempo a que estes deveriam ser comprados, algo que conciliasse de fato essas duas variáveis: tempo e disponibilidade.
Basicamente o MRP programa as atividades de modo a minimizar os problemas com estoque e tempo de produção de determinado produto. O que afeta diretamente na relação com o consumidor final, pois este atua como base para o tempo de entrega e quantidades a serem fabricadas, sendo determinante fundamental no processo de compras das matérias primas. E tem como objetivo definir as quantidades e momentos em que cada item deve ser produzido ou comprado, a fim de atender o planejamento da produção, e para isso ressalta que as estruturas de produto devem estar perfeitamente definidas assim como os tempos de obtenção ou fabricação.
MRP
É uma ferramenta que permite que as empresas calculem quantidade de material necessário e o tempo preciso para atender as necessidades de suas demandas, assim como as que ainda podem ser solicitadas por outros consumidores. Para fazer isso, utiliza os pedidos em carteira, assim como previsões de pedidos que a empresa acha que irá receber. O MRP é um sistema que ajuda as empresas a fazer