Resumo MRP II E Manufatura Enxuta
O MRP II e a Manufatura Enxuta são sistemas que podem se integrar, aplicando os pontos fortes de cada sistema, construindo um ambiente hídrico com mais consistência para promover o aprimoramento do processo produtivo. O MRP II é um sistema hierárquico de administração da produção, são softwares estruturados de forma modular e integrada, e disponíveis no mercado na forma de sofisticados pacotes para computador. O sistema possui dois objetivos básicos: melhorar o serviço ao cliente através do cumprimento dos prazos de entrega e reduzir os investimentos em estoque, procurando adquiri e disponibilizar os materiais para a produção na quantidade necessária e no momento certo de sua necessidade. O MRP II é construído por cinco módulos principais:
Planejamento de Produção: tem como função auxiliar na decisão dos planejadores quanto aos níveis de estoques e produção período-a-período.
Planejamento-mestre de Produção (MPS): é constituído de registros com escala de tempo que contém as informações de demanda e estoque disponível atual.
Cálculo das Necessidades de Materiais (MRP): registro básico que representa a posição e os planos com respeito à produção e estoque de cada item, seja matéria-prima, semi-acabado ou acabado, ao longo do tempo.
Cálculo das Necessidades de Capacidade (CRP): calcula período-a-período as necessidades de capacidade produtiva permitindo a identificação de ociosidades ou excesso de capacidade e possíveis insuficiências.
Controle de Fábrica (SFC): é responsável pela sequencia das ordens, por centro de produção, dentro de um período de planejamento e pelo controle da produção, no nível chão de fábrica. O MRP II é considerado um sistema de reage bem às mudanças, o seu algoritmo e seus loops de realimentação permitem alteração e inclusão no sistema. Entretanto, o MRP II baseia-se num pacote computacional complexo, muitas vezes de alto custo, e nem sempre aplicável