O plano cruzado
DE BOM DESPACHO
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PESQUISA O PLANO CRUZADO
ALUNOS
ALEXANDRA ANTUNES PONTES ANDRADE
ANA PAULA TEIXEIRA SILVA MEDEIROS
DAIANA MAYRA VIEIRA COSTA
MICHELE MARQUES DA SILVA
RICARDO RAFAEL COSTA
TALITA LORENE SILVA MARTINS FERREIRA
Atividade apresentada à disciplina Introdução à Economia, ministrada pelo Prof. Luiz Renato da Silva Souza, no primeiro período do Curso de Ciências Contábeis – Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho.
BOM DESPACHO
2012
Introdução
Com o fim do militarismo, em 1985, se deu o início de significativas mudanças, tanto na política quanto na empresa, que passava a ser livre e viria a fazer parte importante na construção da economia brasileira, que marcou o século XX. Na política, a nova republica foi um pouco mais do que uma mudança confusa entre duas épocas: o regime militar e o regime democrático houve boas intenções, mas a política não é feita só de boas intenções e o Brasil necessitava de algo mais. Em 15 de janeiro de 1985 Tancredo Neves, foi eleito presidente da república, mas faleceu antes de assumir o cargo. O então vice, José Sarney assume o cargo de “Presidente da República”. No meio de tanta esperança, o então presidente José Sarney e o ministro da fazenda Dilson Funaro criam um novo plano para economia brasileira, nasce desta união o plano cruzado. Criado em fevereiro de 1986, que tinha como objetivo o controle e a redução da inflação, que na época era muito elevada. Para este plano também foi criada uma nova moeda, o cruzado, (Cz$), em substituição ao cruzeiro. Cada cruzado tinha valor de mil cruzeiros, e as primeiras regras ditadas por este plano foi o congelamento de preços e salários por um ano e a sua principal meta era a inflação com taxa zero.
Desenvolvimento
No dia 15 de março de 1985 Jose Sarney tomou posse na Presidência do Brasil no lugar de Tancredo Neves que por motivo de doença