resumo mario wolf
O NEWSMAKING: CRITÉRIOS DE IMPORTÂNCIA E NOTICIABILIDADE Esta abordagem move-se através de dois limites, a cultura profissional dos jornalistas e a organização do trabalho e dos processos produtivos. Os órgãos de informação, para produzirem as noticias, devem cumprir três obrigações:
Tornar possível o reconhecimento de um fato desconhecido.
Elaborar algumas formas de relatar os acontecimentos de modo que os mesmos se pareçam próximo a realidade individual de cada um.
Organizar temporal e espacialmente o trabalho de modo que os acontecimentos possam fluir e ser trabalhados de forma planificada.
Essas três obrigações dever estar interligadas. Porém na produção da informação, temos de um lado a cultura profissional, e do outro a organização do trabalho, A noticiabilidade corresponde ao conjunto de critérios, operações e instrumentos com quais os órgãos de informação enfrentam a tarefa de escolher, diariamente, de um numero imprevisível e indefinido de fatos, uma quantidade finita e de tendência estável de noticias. A definição de noticiabilidade é ligada ao conceito de aparência da noticia que é a resposta que o órgão de informação dá a questão que domina a atividades dos jornalistas.
FRAGMENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO E NOTICIABILIDADE
O artigo analisa de que forma a reconfiguração das lógicas produtivas do web jornalismo contribui para a publicação dividida das notícias, assim como para reinterpretar do tradicionais critérios de noticiabilidade. Para