Resumo do filme tempos modernos
AGNALDO
EAD -2014 – 2ª semestre.
Unidade Brigadeiro – São Paulo
Tutor:
Resumo do filme “Tempos modernos” O filme Tempos Modernos é uma crítica à mecanização do trabalho e a desvalorização do indivíduo como ser humano.
Retrata uma epoca em que o foco das empresas era somente no processo, na ação, era só produzir continualmente! No trecho onde mostra Chaplin, um operário, num processo quase que mecanizado em que se perde um segundo da atenção atrapalha toda a linha de produção e impede que seus companheiros trabalhem tambem.
No trecho é possível notar a limitação do trabalhador frente às atividades exercidas. Por serem treinados como se fossem robos e obrigatoriamente forçados a desenvolverem as mesmas funções continuamente, oque os tormavam trabalhadores incompletos, limitados a execultar a mesma tarefa sempre.
Este tipo de trabalhadores traziam vantagens apenas para os donos das fábricas, pois tinham a cada dia os profissionais mais rápidos e esperientes naquela funsão, e consequentemente a produção aumentava. Eles não se importavam que os trabalhadores estivessem insatisfeitos e frustados em suas vidas pessoais.
A supervisão acirrada e constante e a aceleração da linha de produção mostrada no filme eram pontos mensionados pela teoria clássica. Ha momentos no filme em que é possível perceber como toda essa pressão e cobrança excessiva influenciava a vida pessoal dos operários de forma negativa.
Eles viviam apenas as rotinas da fábrica e isto ocorria involuntariamente no seu dia a dia, e a vida pessoal passava a não ser prioridade.
A humanização das técnicas trabalhistas era inviavel, pois os donos das fabricas eram capitalistas.
Por serem profissionais de uma única função, os operários tinha nas fábricas seu único meio de sobrevivência, visto que se tornavam obrigatoriamente dependentes das atividades que desenvolviam, pois eram as únicas que dominavam o conhecimento.
A centralização