Resumo do Filme Tempos Modernos
2- A visão retrata o capitalismo no cotidiano das pessoas, notamos a presença dele no trabalho e produção dos operários e no enriquecimento dos dos empresários, que ganhavam dinheiro até em cima dos operários, pois a mão de obra era baixíssima e não investiam nada no “ bem estar” do mesmos.
3- A grande depressão é retratada pelo desemprego em massa, a fome, a miséria, a desvalorização do trabalho humano, a falência de muitas fábricas pela manifestações que reivindicavam seus direitos.
4- O filme “tempos modernos ” retrata uma sátira ao processo de gestão organizacional daquela época, que se passa na fábrica onde Charlie Chaplin trabalhava, onde os funcionários trabalhavam arduamente e sem direitos previamente estabelecidos. O setor de RH daquela época era encarado como “capataz” que fazia com que a produção das fabricas trabalhassem sob pressão física e psicológica. Nos dias atuais não há muita diferença em relação a produzir o máximo que puder sem ter tempo para refletir se aquela forma é a correta, porém a função do RH agora e trazer o trabalhador cada vez mais para o lado da empresa transformando-lhes em “colaboradores” ao invés de reles funcionários.
5- Nos ambientes de trabalho os mais favorecidos tinham boas salas, tratamento diferenciado, etc já os operários eram humilhados, tinham más condições de trabalho, e eram obrigados a trabalhar longas jornadas por pouco salários. Fora das fabricas não podiam ter acesso aos mesmos lugares que os ricos, tinham péssimas condições de moradia, falta de saneamento básico, pouco ou nenhum acesso a saúde e a educação.
6- Naquela época tudo que se fazia de “diferente” era interpretado como errado. No caso de Carlitos, apenas por uma infeliz coincidência,