Critério de escolha de manchetes
Rafaela Oliveira
Modalidade:Pesquisa em Comunicação
Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar quais os critérios e lógicas são mobilizadas para definir as manchetes do Jornal da Manhã na cidade de Ponta Grossa. A parte superior das páginas, as capas de jornais são os espaços de atenção dos leitores, exigindo, portanto, elevada atenção por parte dos jornalistas/editores para sua elaboração. Portanto, estamos preocupados em entender de que forma as notícias ganham destaque, quais critérios os editores usam para selecionar uma notícia, sua importância, visibilidade perante os leitores, preferências dos mesmos. A ideia é estabelecer certo padrão entre os critérios utilizados para uma publicação noticiosa e os perfis apresentados nas manchetes do Jornal da Manhã, esse padrão pode determinar não só a preferência dos leitores para certos assuntos, mas principalmente as preferências dos editores. Palavras-chave: Imprensa; edição; produção e consumo no jornalismo.
Introdução
No esforço de identificar o que é notícia dentro dos acontecimentos e fenômenos sociais, o jornalismo mobiliza uma série de critérios, tanto objetivos quanto subjetivos no esforço de eleger o que é mais importante, ou seja, definir o que é notícia, aquilo que deve ou não estar presente naquele periódico. Contudo, isto apenas não basta, uma vez que após definir o que é notícia, o jornal ainda precisa escolher aquilo que é o mais importante entre os mais importantes assuntos daquele dia. O objetivo, portanto, é então definir as manchetes de
cada editoria, de cada capa, enfim, oferecer destaque a um determinado conteúdo entre outros conhecidos.
Esta decisão tem por efeito construir um sentido de hierarquização, de valores, não apenas entre aquilo que existe como acontecimento, mas especialmente naquilo que existe como notícia passível de ser publicada.
É nesse estágio que são escolhidas as