Estacas Especiais
FUNDAÇÕES E OBRAS DE CONTENÇÕES
ESTACAS: TERRA ESTACAS ESPECIAIS, ESTACA RAIZ, MICROESTACAS, HÉLICE CONTÍNUA E TRADO VAZADO SEGMENTADO.
Natal, RN
Abril, 2014
ESTACAS ESPECIAIS: ESTACA RAIZ, MICROESTACAS, HÉLICE CONTÍNUA E TRADO VAZADO SEGMENTADO.
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação da disciplina de Fundações e Obras de Contenções.
Natal, RN
Abril, 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................................ 6OBJETIVOS
O seguinte trabalho de pesquisa tende a conhecer os tipos de estacas especiais (estaca raiz, microestacas, hélice continua, trado vazado segmentado), seus métodos de execução, critérios de controle, equipamentos a serem utilizados neste tipo de estacas assim como as vantagens e desvantagens.
METODOLOGIA
A metodologia do trabalho consistiu na pesquisa em obras correntes sobre o assunto e a elaboração de um texto baseado nessas pesquisas e práticas pessoais.
INTRODUÇÃO
Sendo a fundação uma parte essencial da funcionalidade de uma estrutura, faz-se necessário a avaliação do desempenho desta, o que não é uma tarefa fácil e por vezes é uma das maiores preocupações da engenharia. Modernamente, se aceita a ideia de que a questão da segurança e da confiabilidade de obras geotécnicas em geral sofre maior influencia do processo executivo do que o projeto. Portanto, o controle de qualidade na execução é fundamental para assegurar uma perfeita transmissão de cargas da infraestrutura ao solo de uma forma segura.
ESTACA RAIZ
Método executivo
A estaca raiz é executada em direção vertical ou inclinada, mediante o uso de rotação ou rotopercussão com circulação de água, lama bentonítica ou ar comprimido, e pode, por meio de ferramentas especiais, atravessar terrenos de qualquer natureza, inclusive alvenarias, concreto armado, rochas ou matacões.
Completada a