Religiões Afro
Umbanda
é
uma
religião
heterodoxa
brasileira,
cuja
evolução
do
polissincretismo religioso existente no Brasil foi resultado de motivações diversas, inclusive de ordem social, que originaram um culto à feição e moda do país.
A origem do nome é imprecisa porém há três hipóteses mais comuns, uma de caráter etimológico, outra da evolução histórica de outras práticas religiosas e, por fim, uma de caráter interpretativo religioso.
1. O vocábulo é oriundo da língua quimbundo, de Angola, e significa “arte de curar”, segundo a Gramática de Kimbundo, do Professor José L. Quintão, citada na obra “O que é a Umbanda”, de Armando Cavalcanti Bandeira, editora Eco, 1970.
2. Tem a origem na Cabula onde o chefe do culto era chamado de “embanda”.
Cargos e elementos litúrgicos da Cabula também preservaram-se na umbanda, como o de “cambone”, auxiliar do chefe do culto, ou a “enba” (ou pemba), pós sagrado usado para limpar o ambiente dos rituais. Também na macumba o termo umbanda designava o chefe do culto e uma de suas linhas mais fortes.
3. Já os autores de vertente esotérica fazem alusão ao sânscrito a partir da junção dos termos “Aum” e “Bandha”, o elo de ligação entre os planos divino e terreno. A palavra mântrica “Aumbandhan” teria sido passada de boca a ouvido e chegado até nós como “A Umbanda”.
As constituintes da umbanda são, basicamente, de três origens:
1. Espiritismo
Espiritismo, Doutrina espírita ou Kardecismo é a doutrina codificada pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, usando o pseudônimo Allan
Kardec. É uma doutrina que busca aliar ciência, filosofia e religião, buscando uma melhor compreensão não apenas do universo tangível (científico), mas também do universo a esse transcendente (religião). A doutrina é baseada em cinco obras básicas escritas por Kardec através da observação de fenômenos que o mesmo atribuía a manifestações de inteligências incorpóreas ou imateriais,