Religioes Afro
TRABALHO NOTA TESTE DO 3º BIMESTRE
ATENÇÃO: Moçada, o trabalho de pesquisa é pertinente a todos os grupos e deve ser entregue no próximo dia 15 de agosto, sexta feira na hora do intervalo, impreterivelmente, da seguinte forma:
1. Capa
2. Sumário
3. Texto: Introdução
4. Desenvolvimento
5. Conclusão
6. Anexos ou apêndices
7. Referências (bibliográficas)
1.1 – Capa - Deve conter:
Nome do autor (na margem superior)
Título do trabalho (mais ou menos centralizado na folha)
Instituição onde ESTUDA (na margem inferior)
Cidade e ano de TÉRMINO do trabalho (na margem inferior)
*** Religiões afro-brasileiras – (para vocês terem um norte).
São consideradas religiões afro-brasileiras, todas as religiões que foram trazidas para o Brasil pelos negros africanos, na condição de escravos. Ou religiões que absorveram ou adotaram costumes e rituais africanos.
As religiões afro-brasileiras na maioria são relacionadas com a religião yorùbá e outrasreligiões tradicionais africanas, é uma parte das religiões afro-americanas e diferentes dasreligiões afro-cubanas como a Santeria de Cuba e o Vodou do Haiti pouco conhecidas no Brasil.
Índice
1 Batuque
2 Candomblé
2.1 Iniciação
2.2 Crenças
3 Referências
4 Ligações externas
Batuque
A estruturação do Batuque no estado do Rio Grande do Sul deu-se no início do século XIX, entre os anos de 1833 e 1859 (Correa, 1988 a:69). Tudo indica que os primeiros terreiros foram fundados na região de Rio Grande e Pelotas. Tem-se notícias, em jornais desta região, matérias sobre cultos de origem africana datadas de abril de 1878, (Jornal do Comércio, Pelotas).1
Candomblé
Antes da abolição da escravatura em 1888, os negros escravizados fugidos das fazendas, reuniam-se em lugares afastados nas florestas em agrupamentos ou comunidades chamadas quilombos, depois da libertação, os africanos libertos reuniam-se em comunidades nas cidades que passaram a chamar de candomblé. Candomblé é o nome genérico que se