O papel do sujeito humano na dinâmica social
Aline Rosa
Bruna Dutra
Daiane Marques
Eduardo Ribeiro
Rafael Viana Franquilino
Sarah Rocha
A UMBANDA
A sua origem
A Umbanda é uma religião baseada no culto aos Orixás e seus servidores: Crianças, Caboclos, Preto-velhos e Exus.
A Umbanda nasceu da fusão da religião africana trazida pelos negros nos tempos da colonização, a Nação, com a religião praticada pelos colonizadores Europeus, o Catolicismo, e a Pajelança, que era praticada pelos Índios no no Brasil.
. O primeiro terreiro foi fundado em 1908 através de Zélio Fernandino de Moraes.
Zélio Fernandino de Morais, então um jovem de 17 anos que se preparava para ingressar na marinha, começou a sofrer ataques inexplicáveis. Seus ataques se caracterizavam por posturas de um homem velho, falava coisas desconexas como se houvesse vivido em outra época. Muitas vezes se posicionava como um felino e entendido das coisas da natureza.
Após dias de exames por um medico da família, foi recomendado que o jovem fosse levado a um padre, pois o medico que era tio do jovem paciente, não conseguiu descobrir nenhuma explicação medica para o problema, pois ate então era desconhecida pelo medico. Acreditava-se que sofria de uma possessão demoníaca.
Por uma sugestão de um familiar, ele foi para um encontro espirita em Niterói onde acometido por uma força estranha se levantou da mesa e pegou uma flor no jardim, e deixou no centro da mesa do encontro, quando na seção não poderiam se levantar nenhum dos presentes. Atitude a qual causou grande alvoroço por parte dos presentes.
No dia seguinte à tumultuada seção, iniciou-se o encontro de varias pessoas enfermos e fieis espiritas e descrentes que acharam as atitudes do jovem incabíveis. Como havia sido marcada, a seção se deu inicio em frente a casa da família Moraes onde o espirito desencarnado que se denominava Caboclo das Sete