a interação social de Vygotsky
POSSÍVEL LIGAÇÃO COM A APRENDIZAGEM COLABORATIVA
ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE REDE
Elisângela de Fátima Fernandes de Mello – UPF
Adriano Canabarro Teixeira – UPF
Resumo: Este artigo descreve o processo de apropriação das tecnologias de rede por alunos do 4º ano do ensino fundametal e sua postura frente as atividades propostas, com o intuito de verificar se a interação social descrita por Vigostski pode ser vivenciada também no ciberespaço de maneira ativa e colaborativa.
Reconhecendo que a interação é importante para a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano, se propõem uma discussão acerca do potencial das tecnologias quando se valoriza a identidade dos envolvidos e a sua participação no processo.
Palavras-chave: tecnologias de rede, inclusão digital, interação, aprendizagem colaborativa
1. INTRODUÇÃO
O ser humano cria maneiras de se relacionar com o mundo, toda a história individual e coletiva dos homens está ligada ao seu convívio social. Sendo assim, a compreensão do desenvolvimento não pode ser justificado, apenas, por fatores biológicos.
O desenvolvimento ocorre a partir de diversos elementos e ações que se estabelecem ao longo da vida do sujeito. Neste processo, sem dúvida, a interação com outras pessoas desempenha papel fundamental na formação individual.
O desenvolvimento tecnológico, além de transformar profundamente a dinâmica da sociedade em que vivemos, ampliou de forma vertiginosa a possibilidade de estabelecimento de processos comunicacionias que permitem níveis de interação cada vez mais complexos e naturais. À medida em que as tecnologias superam as limitações de representação de informações e, no decorrer dos anos, passam a oferecer não somente o texto como único suporte, mas uma infinidade de outros formatos, inclusive o verbal, é possível apontar para uma potencialização dos processos de interação.
É possível afirmar que o advento da internet de alta velocidade,