Cultura inglesa no Brasil
Muitas pessoas questionam essa influência como negativa, que é o caso do francês Abelardo Luz, ele que diz que ao invés de estudarmos o inglês deveríamos estudar o tupi-guarani que é uma língua de nossa terra.
Além do inglês não ser nossa língua oficial, temos que nos acostumar a conviver com ela, pois aos poucos nosso país é influenciado cada vez mais. Infelizmente muitos não usam a língua corretamente, alguns professores preferem trabalhar com textos que não contenham palavras em inglês, pois não dominam esta língua.
A língua inglesa é um fenômeno histórico e social, por se tratar de uma língua de maior prestígio, ou seja, língua de um país poderoso de grande domínio sobre os outros. Felizmente ou infelizmente, temos que nos acostumar com esse fato incontestável e registrar para a história a passagem do “Cometa” English.
A influência americana começou a atingir o mundo inteiro devido aos produtos da indústria cultural (cinematográfica, fonográfica, publicitária etc.). O rádio, a TV, as revistas, os quadrinhos e o cinema também contribuíram muito para que o inglês se tornasse uma língua universal.
Hoje em dia é esta a língua dominante nos setores de grandes negócios e nas principais indústrias. Cerca de 65% das informações relacionadas a todos os meios de comunicação do mundo são dominadas pelos norte-americanos.
Os EUA também dominam o mercado de consumo. Percebemos isso em vários elementos como: Coca-Cola, Mc Donald’s, jeans, camisetas, tênis, fast-food, goma de mascar, rock e filmes de ação, que se tornaram símbolo da cultura mundial com a mensagem “Made in USA”.
Isso acontece devido à globalização, pois interligam todos eles, formando grandes empresas multinacionais.
Para os EUA é bom dominar a indústria mundial, pois isto cria uma espécie de