UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS CULTURAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA SÉRIE FINAL DO ENSINO MÉDIO.
JOSÉ NIVALDO BERTI
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Metodologia de pesquisa, como requisito parcial para elaboração da monografia do curso de pós-graduação em Ensino de língua Inglesa e Novas Tecnologias da Universidade Estácio de Sá.
Universidade Estácio de Sá
Amparo – SP
Março - 2014
SUMÁRIO UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS CULTURAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA SÉRIE FINAL DO ENSINO MÉDIO. 1
Amparo – SP 2
Março - 2014 2 SUMÁRIO 3
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
3. JUSTIFICATIVA 6
4. REVISÃO TEÓRICA 7
5. METODOLOGIA 8
6. CRONOGRAMA 9
7. BIBLIOGRAFIA 10
1. INTRODUÇÃO
Ao pensar o estudo de uma segunda língua, não há estranhamento se a escolha for pela língua inglesa. Diversos são os fatores que relativamente justificam tal fato; por exemplo, os aspectos econômicos entre o Brasil e grande países de língua inglesa, como os Estados Unidos e muitos outros que fazem uso do inglês nos negócios. Tais fatores, no decorrer da história, levaram a língua inglesa a tornar-se a principal língua ensinada no ensino público e privado no Brasil.
Consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS, p.27, 2000) que a opção por uma segunda língua pode, por opção, se dar de acordo com as características sociais de uma região, entretanto, nos próprios parâmetros também consta que o aprendizado da língua inglesa, enquanto segunda língua, se faz fundamental no mundo moderno. Ainda enquanto fato ser a língua inglesa a segunda língua no Brasil, cabe questionar qual o alcance dessa língua em seu ensino. É sabido que o ensino do Inglês deve abranger todas as habilidades, mas percebe-se o oposto, onde o foco limita-se ao ensino da gramatica e exercícios escritos, deixando de lado outras habilidades, como exercícios de fala, auditivos e culturais.
Focando, aqui, a importância dos aspectos culturais no