estacas
Estacas Pré-Moldadas
As estacas pré-moldadas ou pré-fabricadas podem ser de concreto armado ou de concreto protendido, concretadas em formas horizontais, verticais ou por sistema de centrifugação.
Sua seção pode ser quadrada, circular, hexagonal, tipo estrela, maciça ou ocas e sua armação deve atender aos esforços de manuseio como cravação, transporte, e utilização. Nos casos em que as estacas estão sujeitas a esforços de tração, sua armadura dimensionada pode ser solicitada ao fabricante. As dimensões das seções variam de 15cm a 70cm, com comprimentos das peças variando até 12.00m. As emendas podem ser através de solda, luvas soldadas ou luvas de simples encaixe, desde que a seção emendada possa resistir a todas as solicitações que a estaca estará submetida.
Nas duas extremidades da estaca, deve haver reforço da armação transversal, devido aos esforços de cravação. O cobrimento nestas áreas devera ser de 30 a 50mm, com resistência característica do concreto de 25 a 35 Mpa. Para estacas de concreto, a relação entre o peso do martelo e o peso da estaca deve ser a maior possível, e no mínimo em torno de 0.5. Quando a cota de arrasamento estiver abaixo do plano de cravação, pode-se utilizar o suplemento (prolonga, noiva, etc.), que funciona como "guia" e é sacado após o termino da cravação. O suplemento absorve parte razoável da energia de cravação são maiores as possibilidades de a estaca ser deslocada de sua posição. O seu uso deve ser restrito até 2,50 m, caso não sejam previstos recursos especiais.
A utilização do suplemento deve ser prevista no calculo da estaca, que no caso de terrenos variáveis, em que a estaca não atingir terreno satisfatório, pode ocorrer à perda da estaca.
Estaca de Aço
Estacas de aço são geralmente utilizadas em fundações e contenções, e especialmente quando se deseja atingir profundidades muito elevadas. Por serem de aço devem ser retilíneas e uma vez cravadas em terreno natural dispensam