Artigo Intercom
Juliana Soares (Autora)2
Murilo Gontijo (Orientador)
Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH
Resumo
Durante competições futebolísticas, principalmente em lugares onde existem apenas dois clubes de expressão, a rivalidade é muito grande por parte da torcida. Como Minas Gerais possui apenas dois times representando o estado nas competiçoes nacionais e internacionais da primeira divisão do futebol, aguça a rivalidade entre os torcedores e também faz com que aumente a curiosidade de muitos em saber se a mídia beneficia esse ou aquele time. Por esse motivo, o presente artigo estabelece um panorama que identifica os elementos marcantes no conteúdo produzido durante as oitavas de final da Copa do Brasil 2013 do jornal Estado de Minas.
Palavras-chave: Futebol; Jornalismo Esportivo; Estado de Minas; Cruzeiro; Atlético.
Introdução
Esta pesquisa verifica se o caderno Superesportes, do jornal Estado de Minas, privilegia de alguma forma, algum dos dois clubes de futebol de maior expressão no cenário mineiro: Cruzeiro Esporte Clube e Clube Atlético Mineiro. Para isso, compara-se a cobertura diária oferecida pelo jornal aos dois times, propondo-se analisar e entender a construção da linguagem das matérias principais publicadas durante as oitavas de final da Copa do Brasil 20133.
O objetivo deste trabalho é fazer em suma, uma análise de conteúdo quantitativa comparando a quantidade de caracteres, número de páginas ou destaque dado aos dois times, e também qualitativa, avaliando o texto, as palavras, a linguagem utilizada, os termos técnicos, os adjetivos usados, os jargões e gírias utilizadas nos textos, às definições de títulos e legendas das fotos, observando se há diferenças marcantes na abordagem a Cruzeiro e Atlético.
O trabalho está dividido em três capítulos, sendo dois teóricos e um com a análise do caderno Superesportes do jornal Estado de