Primeira teoria da comunicação
1
A primeira teoria da Comunicação genuinamente brasileira: o legado de Luiz Beltrão 1
Resumo Luiz de Andrade Beltrão é um dos mais respeitados estudiosos da comunicação no Brasil. Sua tese defendida em 1967 na Universidade de Brasília sobre a Folkcomunicação é paradigmática e repercutiu no mundo todo, especialmente na América Latina. O presente estudo, resgata, por meio de uma extensa revisão bibliográfica, a relação do autor com o Pensamento Comunicacional na América Latina, os conceitos assimilados por ele para o desenvolvimento de sua teoria e a expansão da Folkcomunicação. Além disso, apresenta quem são os principais seguidores de Beltrão.
Palavras-chave: Luiz Beltrão, Folkcomunicação, Pensamento Comunicacional latino-americano.
Introdução As primeiras pesquisas sobre os processos comunicacionais inerentes à realidade da América Latina iniciaram-se na década de 40. Os estudos sobre jornalismo e publicidade e propaganda no contexto latino-americano acontecem simultaneamente à criação de cursos de jornalismo na Argentina (1934), Brasil (1935), Cuba (1942). Os principais pesquisadores eram docentes dessas instituições. Segundo Marques de Melo (1998: p. 106):
1
Artigo apresentado por Carmen Amorin e Ferraz Lima, Janine Marques Passini Lucht e Maria
Isabel Amphilo R. Souza como requisito parcial à aprovação na Disciplina Pensamento Comunicacional Latino-americano, ministrada pelo Prof. Dr. José Marques de Melo, na UMESP, em 2006/02.
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação V Congresso Nacional de História da Mídia – São Paulo – 31 maio a 02 de junho de 2007
2
O melhor exemplo dessa produção pioneira dos pesquisadores latinoamericanos de comunicação é a trilogia sobre o jornalismo escrita pelo cubano Octavio de la Suarée. Participaram,