Raizes dos cães
Meios, Mensagens e Teorias.
Pode-se definir meio de comunicação como um sistema (constituído por elementos físicos) onde ocorre a transmissão de mensagens. Na atualidade, conforme trabalhamos nas aulas, a idéia não é mais a de transmitir, mas a de compartilhar. É a mediação entre a realidade e as pessoas, pois o que ele, o meio de comunicação nos entrega não é a realidade, mas a sua construção da realidade.
Os meios de comunicação de massa possibilitam a comunicação imediata de qualquer evento a qualquer parte do mundo e são destinados a um público amplo. Eles moldam a mensagem à sua própria imagem, portanto, não são neutros.
(...) da enorme quantidade de fatos e situações que a realidade contém, os meios selecionam só alguns, os decodificam a sua maneira, os combinam entre si, os estruturam e recodificam formando mensagens e programas, e os difundem, carregados agora de ideologia, dos estilos e das intenções que os meios lhe atribuem (DIAZ BORDENAVE, 1983, p.73).
Com o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa – o jornal, a revista, o rádio, a televisão – surge, a cultura de massa, na qual os indivíduos são mergulhados e o saber emanado destes meios constitui um saber comum, constituído de conteúdos de fácil compreensão. Os meios de comunicação de massa, hoje em dia, são o resultado de grandes transformações na mídia, na sociedade e na história. Além de informar, interpretar a notícia, orientar o receptor e divertir, os meios de comunicação de massa também vendem anúncios e difundem idéias.
Vamos trabalhar com as teorias, classificadas por modelos que trazem as escolas e pesquisadores, conforme visto na aula anterior.
Assim, a primeira escola a ser vista será a Escola Americana. Nesta corrente de pensamento, algumas teorias se desenvolveram e veremos primeiro, uma que trabalha com o conceito de manipulação. Esta teoria