Genetica na Agropecuaria exercicio
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR, EMBRIOLOGIA E GENÉTICA
GENÉTICA GERAL - BEG 5438 - PROF. ANDRÉ RAMOS
EXERCÍCIOS DE GENÉTICA MENDELIANA
1 – Diversas cobaias pretas, de mesmo genótipo, foram cruzadas e produziram 29 descendentes pretos e 9 brancos. O que se poderia dizer em relação aos pais e ao tipo de herança?
2 – Os pelos curtos nos coelhos são devidos ao alelo dominante L e os pelos compridos ao alelo recessivo l. O cruzamento entre uma fêmea de pelos curtos e um macho de pelos longos produziu uma ninhada com 1 filhote de pelos longos e 7 de pelos curtos.
a) Quais são os genótipos dos progenitores?
b) Quantos dos 8 filhotes esperaríamos que possuíssem pelos longos?
3 – O pêlo curto dos coelhos é governado pelo gene dominante L e o pelo longo por seu alelo recessivo l. O pelo preto resulta da ação do genótipo dominante B- e os de cor marrom do genótipo recessivo bb.
a) Nos cruzamentos de coelhos dihíbridos de pelos curtos e pretos com coelhos homozigotos de pelos curtos e marrons, que proporções genotípica e fenotípica poderemos esperar entre os descendentes?
b) Determine as proporções fenotípicas e genotípicas entre os descendentes do cruzamento LlBb x Llbb.
4 – A forma dos rabanetes pode ser: arredondada, genótipo FAFA; comprida, FCFC; ou ovalada, FCFA. Cruzando rabanetes ovalados, obtivemos 1524 novos rabanetes. Quantos podemos esperar em cada categoria fenotípica? Qual o padrão de herança? Justifique sua resposta.
5 – Em gado da raça Dexter, existe uma anomalia conhecida como “bezerro – bulldog”, devida a um gene recessivo que provoca deformidades na estrutura óssea. Em geral, esses bezerros são abortados entre o 6° e o 8° mês de gestação. Se cruzarmos vacas heterozigotas com touros heterozigotos, qual a proporção genotípica que esperamos, entre a prole, no desmame? Justifique sua resposta. De acordo com as informações acima, quantos abortos devem ter ocorrido