genetica
Capitulo 2 – Variação e seu significado biológico
1 – Porque a partir da existência da variação que pode ocorrer a seleção natural ou artificial.Também é a partir da variação que pode ser estudado o modo como um caráter é herdado.
2 – A variação genética é resultado da informação contida nos genes, que são repassados aos descendentes. Já avariação ambiental é resultado dos efeitos do ambiente sobre o desenvolvimento dos organismos e essa informação não está contida nos genes.
3 – A variação entre os bezerros é genética, já que elesnão são idênticos entre si, e ambiental já que há fatores como a alimentação da vaca, que influenciam nos diferentes pesos adquiridos pelos bezerros. Os leitões também têm variação de peso tantogenética, já que cada leitão vem de um óvulo e em espermatozóide diferentes, quanto ambiental, já que há fatores como o local no útero onde o leitão se desenvolve que influenciam no peso que ele adquire.4 – A natureza da variação dos grãos de milho é genética, pois cada grão possui um genótipo, e ambiental, pois a localização do grão na espiga pode influenciar no seu tamanho, por exemplo. No casodo trigo, por ser uma espécie autógama, tem os grãos genotipicamente iguais, e a variação é de natureza ambiental.
5 – Conservar a variabilidade genética de espécies de interesse para o Brasil: Oprofissional que trabalha nesse centro realiza várias atividades relacionadas a conservação de germoplasma, como a prospecção, coleta, introdução dos acessos aos bancos, intercâmbio e quarentena demateriais, multiplicação e regeneração de materiais.