Genetica
1-Conceito de população Mendeliana
2-Conceito de Fundo genético
3-Equilíbrio Hardy-Weinberg
4-Factores de evolução:
-Mutações;
-Migrações;
-Deriva genética;
-Seleção Natural;
Conceito de População Mendeliana
O que é?
A população mendeliana é um conceito teorico que define “uma comunidade de indivíduos entrecruzáveis que compartilham determinado fundo genético” Segundo a definição de Dobzhansky, ou seja, é uma comunidade de seres vivos que podem reproduzirem entre si e que partilham um código genético específico entre eles.
Hoje em dia também se utilliza o termo dema para designar o conjunto de seres vivos ou indivíduos que se cruzam entre si, portanto é outro nome para população mendeliana.
Conceito de Fundo Genético
Definição:
O termo Fundo Genético é utilizado para designar todos os genes da população, quer sejam originais ou resultants de alterações no material genético da população.
O fundo genético vai ser transmitido de geração em geração em diferentes combinações de alelos, portanto, é do fundo genético de cada geração aue derivam os genótipos da geração seguinte.
Quanto maior for o numero que constituem o fundo genético, maior vai ser a probabilidade de ocorrer variabilidade na geração seguinte.
A determinação das frequências genéticas (frequência de aparecência dos genes numa população) de uma população em varias gerações indica se há ou não manutenção do fundo genético e ,portanto assim saber se a população está a sofrer ou não a ação de factores de evolução, ou seja, se está a evoluir.
Equilibrio Hardy-Weinberg
O estudo da genética das populações mendelianas desenvolveu-se a partir de um princípio demonstrado em 1908 por Hardy, na Inglaterra, e por Weinberg, na Alemanha.
Este princípio afirma que a frequência de dois alelos mantém-se constants de geração em geração numa população mendeliana:”Em populações muito grandes, em que os cruzamentos ocorrem ao acaso, e não sujeitos à ação dos factores de