Rodrigo
MEDIÇÃO DE BOLHA DE BILHAR COM PAQUÍMETRO
Amanda Isabel da Silva Primo
Arlindo
Carlos Henrique da Silva Oliveira
João Carlos Garcia Barreto
Rodrigo Mendes dos Santos Lima
Salvador
Agosto / 2014
SUMÁRIO
1 - OBJETIVO
2 - INTRODUÇÃO
3 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4 - APARATO EXPERIMENTAL
5 - RESULTADOS OBTIDOS
6 - ANÁLISE DE RESULTADOS
7 - CONCLUSÃO
8 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 - OBJETIVO
Com o intuito de colocar em prática as orientações e conceitos relacionados a volume, diâmetro, raio entre outras medidas, foi nos passado a tarefa de realizar medições em uma bola de bilhar. Através do Paquímetro foi possível aferir valores e correlacionar com equações matemáticas.
2 - INTRODUÇÃO
Diariamente estamos em contatos com objetos redondos, ovais, circulares. Na nossa infância quando brincávamos com uma pequena esfera de vidro, popularmente conhecida como ´ Bola de Gude ´ não imaginávamos o número de medições e possibilidades de realizá-las. Saber o valor do diâmetro, raio entre outros nem passava na cabeça das crianças da época - e das de hoje também não - .
Este relatório tem como principal objetivo mostrar como pode ser feitas as medidas, bem como aplicá-las em equações. Outro intuito do relatório é servir como base de estudos para assuntos relacionados a Física Experimental.
O instrumento utilizado para realizar as medições é o Paquímetro, com ele é possível obter valores em milímetros (mm)o que o torna um medidor bem preciso.
Tem-se como definição de Diâmetro qualquer segmento de reta que toque uma circunferência em dois pontos e passe pelo seu centro. É a maior reta possível que se pode traçar numa circunferência, e a divide em dois lados iguais, ou duas metades. Já o Raio é a metade de um diâmetro, o raio de uma