Teorias da comunicação e suas aplicações à publicidade
A propaganda da Sky sob a ótica das teorias Empírico-experimental e Empírica em campo.
Ederson Araújo1
Jakeline Andrade2
Lanna Kelly Andrade3
Maria Laiane Sousa4
Valtânia Maria Feitosa5
RESUMO
Este artigo propõe uma análise da propaganda direcionada ao público, vista sob o prisma das teorias da comunicação, mais especificamente as abordagens Empírico-experimental e Empírica em campo. O estudo ilustrar-se-á através da análise de uma propaganda da Sky - a qual demonstra a maneira que o seu idealizador utiliza para vender o pacote de canais anunciado – tendo como base bibliográfica a obra Teorias da Comunicação, de Mauro Wolf, 2005.
Palavras-chave: Abordagem Empírico-experimental ou da persuasão, Empírica em campo ou dos Efeitos Limitados, publicidade, aplicação, Sky.
1. INTRODUÇÃO Com este trabalho, objetiva-se estabelecer relações existentes entre a propaganda comercial da Sky e algumas das teorias da comunicação, através de uma breve discussão sobre cada uma das teses. A metodologia empregada consta de pesquisa bibliográfica, partindo da coleta de dados extraídos da propaganda analisada – Mansão Sky, que utiliza elementos persuasivos inseridos num cenário de terror – além da explanação de princípios básicos de cada teoria. No propaganda estudada cabe, portanto, a aplicação das teorias Empírico-experimental e Empírica em campo, as quais se inserem no contexto publicitário através de fatores ligados aos efeitos e público de cada mensagem.
2. VISÃO GERAL DAS ABORDAGENS EMPÍRICO-EXPERIMENTAL E EMPÍRICA EM CAMPO As teorias da Persuasão e dos Efeitos Limitados, cada qual a sua maneira, discorrem sobre a possibilidade que os meios comunicativos têm de persuadir e, respectivamente, influenciar o público. Segundo estas teses, o objetivo do emissor é alcançado desde que a mensagem emitida obedeça alguns parâmetros do destinatário, sendo necessário ainda, estudar a receptividade das